Dalva, Geni, Omar, Nancy, Iris, George, Alcides.. formam a Diretoria da ACP, que está muito preocupada em promover eventos que ajudem a melhorar a qualidade de vida dos portadores desta insidiosa doença!!!!

10 outubro, 2005

PERGUNTE AO DOUTOR

É VERDADE QUE... ... nossos intestinos possuem nove metros de comprimento e, quando não ingerimos a quantidade de fibras suficiente, alguns alimentos podem ficar parados no meio do caminho por até duas semanas?

Sim. O intestino delgado mede de seis a nove metros de comprimento, enquanto o intestino grosso possui em geral um metro e meio, mas chega a ser três vezes mais largo. "Isso significa dizer que, durante o trânsito intestinal, os alimentos têm de percorrer uma área de aproximadamente 300 metros quadrados", revela o endocrinologista Filippo Pedrinola. Daí a importância de se estimular o bom funcionamento desse sistema, com a ingestão adequada de líquidos, bem como a prática de exercícios. O médico também recomenda o consumo diário de 25 a 30 gramas de fibras, que são encontradas em vegetais, frutas e alimentos integrais (pães e cereais). De acordo com Pedrinola, essas substâncias ajudam a formar o bolo alimentar e a 'varrer' as toxinas presentes no organismo.

FONTE: revista viva saúde

Nenhum comentário: