Metade dos remédios vendidos no Brasil é falsificada, diz ONU |
Ter, 6 Mar, 11h14 |
SÃO PAULO - De 25% a 50% dos medicamentos consumidos em países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, são falsificados. A informação consta em relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em sua Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife).
"É importante que o consumidor perceba que o que parece um remédio a preço reduzido, comprado no mercado não-regulamentado, pode até matar, caso o produto seja falsificado ou for tomado sem cuidados médicos", disse, por meio de nota, o presidente da Jife, Philip O. Emafo.
Funcionamento
Exatamente por conta do risco de morte, a ONU alerta as pessoas para a compra indiscriminada desses produtos. De acordo com o relatório, o mercado dito como "desregulado" funciona de duas maneiras diferentes:
Remédios roubados
Conforme o documento de divulgação, esses mercados são muitas vezes supridos por remédios roubados, produzidos ilegalmente por indústrias farmacêuticas ou por meio de vendas ilegais na internet e distribuídos por correio ou outras formas de envio postal.
"O problema de medicamentos falsos e abuso de remédios que contém substâncias controladas, compradas sem receita, existe há algum tempo. Contudo, a rápida expansão desses mercados agravou a situação drasticamente", concluiu Emafo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário