Dalva, Geni, Omar, Nancy, Iris, George, Alcides.. formam a Diretoria da ACP, que está muito preocupada em promover eventos que ajudem a melhorar a qualidade de vida dos portadores desta insidiosa doença!!!!

05 maio, 2006

Descoberta principal causa do mal de Parkinson
04 de maio de 2006 - Mas vai levar anos até ser encontrado um remédio e um tratamento para ajudar os pacientes, devido à necessidade de testes clínicos.

SEUL - Uma equipe de cientistas da Coréia do Sul anunciou nesta quinta-feira a descoberta da principal causa do mal de Parkinson, que pode levar a um tratamento eficaz contra a desordem neurológica que afeta milhões de pessoas no mundo Todo.

A descoberta é fruto das investigações de uma equipe chefiada pelo catedrático Chung Jong-Kyeong, biólogo do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coréia do Sul.

Segundo o estudo, que foi publicado no último número da edição na internet da revista Nature, a doença degenerativa está diretamente relacionada a problemas em dois genes, chamados Parkin e PNK 1, e à deterioração das funções das mitocôndrias nas células.

O gene Parkin, em condições normais, produz uma substância que ajuda a eliminar as proteínas defeituosas, que podem aparecer em células cerebrais. O PNK 1 ajuda a ativar as funções das mitocôndrias, estruturas encarregadas de fornecer boa parte da energia necessária à atividade das células.

Segundo o professor Chung, citado pela agência Yonhap, "no passado, os cientistas não sabiam com toda certeza se a ruptura das mitocôndrias era a causa do Parkinson ou sua conseqüência". No entanto, "elas desempenham um importante papel na doença, segundo as últimas experiências", acrescentou.

Testes com moscas

Chung explicou que os teste em moscas indicam que os problemas nos genes PNK 1 e Parkin dos insetos impedem o funcionamento correto das mitocôndrias. A falha interrompe a produção no cérebro da dopamina, uma substância química fundamental para o controle do movimento.

Com a redução da dopamina no cérebro, aparecem os sintomas da doença de Parkinson, com destruição do sistema nervoso e do tecido muscular.

Em 1961, o austríaco Oleg Hornykiewicz descobriu que os pacientes afetados pela doença mostravam uma deficiência de dopamina. A deterioração se reflete em distúrbios do movimento, tremor incontrolado dos membros, perda do equilíbrio e da coordenação, problemas de fala e decadência mental em geral, podendo levar à demência.

As experiências com as moscas-das-frutas ("Drosophila melanogaster") sugerem que a correção do problema no gene Parkin permite deter o processo de deterioração. Embora tanto a mutação dos dois genes possa causar a doença, a deterioração do PNK 1 é a mais importante para o surgimento da dolência, acrescentou o cientista.

Chung explicou que as descobertas podem explicar o motivo de as pessoas sofrerem de Parkinson, levando também a um tratamento adequado. Mas observou que ainda falta muito a ser pesquisado. Além do PNK 1 e do Parkin, há outros nove genes cujo mau funcionamento poderia estar relacionado à doença.

Longo caminho

Além disso, segundo Chung, 90% dos casos são provocados pelo estilo de vida, e não por problemas genéticos. O cientista prevê que sua equipe em uns poucos meses oferecerá material para futuras pesquisas de um tratamento para a deterioração física produzida pelo mal de Parkinson e para um diagnóstico precoce.

"Estamos muito à frente dos outros", afirmou. No entanto, deixou claro que "mesmo se este material for determinante, ainda vamos levar anos para encontrar um remédio e um tratamento para ajudar os pacientes, dada a necessidade de testes clínicos".

Embora um tratamento dos genes defeituosos possa deter a progressão da doença de Parkinson, não poderá ajudar quem já sofre a degeneração de tecidos nervosos e musculares.

O medicamento Levodopa já é capaz de reduzir a deterioração, mas não a deter o processo. Além disso, o uso prolongado do tratamento diminui a sua eficiência e produz efeitos colaterais. Fonte: Estadão. Leia tbém aqui=> Gene Linked to Parkinson's Cripples Mitochondria.

2 comentários:

Anônimo disse...

Dalva:
Gostei de ler mais este post sobre o Mal de Parkinson...
É difícil aceitar o que nos espera...
Adorei a visita ao meu cantinho !..
E o "chuchu (é uma forma carinhosa de tratamento)"....
Obrigado pelas palavras que vc lá deixou !
Um Abraço.

Anônimo disse...

Dalva: Agradeço do coração o bonito poema "SONHO IMPOSSÍVEL" que colocou no meu blog e agradeço também o beijinho que lá pôs por me ver triste, irritado !....
A VIDA às vezes é muito difícil, todos nós sabemos...
Mas um " hei " vindo de longe dá-nos mais alegria, porque sabemos que não estamos sozinhos !...
Obrigado, Dalva !...