Dalva, Geni, Omar, Nancy, Iris, George, Alcides.. formam a Diretoria da ACP, que está muito preocupada em promover eventos que ajudem a melhorar a qualidade de vida dos portadores desta insidiosa doença!!!!

23 janeiro, 2006

Acupuntura desativa cérebro e elimina dor

Londres, 21 jan (EFE).- A acupuntura pode eliminar a dor desativando a região do cérebro que comanda esse tipo de sensações e funcionar como anestesia, de acordo com pesquisas de cientistas britânicos.

Cientistas do University College, de Londres, e das universidades de Southampton e York, realizaram experiências com grupos de voluntários em quem colocaram agulhas em pontos determinados do dorso da mão.

Em alguns casos, a agulha foi introduzida superficialmente, à uma profundidade de apenas um milímetro, enquanto em outros chegou-se a um centímetro de profundidade.

Os cientistas, que examinaram com um scanner o cérebro dos voluntários durante os testes, descobriram que a introdução superficial da agulha ativava as áreas do córtex motor, o que representa uma reação normal à dor.

Pelo contrário, se fosse colocada mais a fundo, o sistema çímbico do cérebro era desativado, eliminado a dor e o paciente só sentia uma espécie de formigamento.

Mark Lythgoe, neurocientista do University College londrino, que supervisionou os testes, qualificou a descoberta de importante porque demonstra o efeito físico da acupuntura no cérebro.

A professora Kathy Sykes, da Universidade de Bristol, que apresentará um programa sobre esse tema amanhã na BBC, foi testemunha na China de uma operação com o coração aberto praticada em um paciente que, graças à acupuntura, não teve que ser anestesiado.
fonte: EFE

Nenhum comentário: