Dalva, Geni, Omar, Nancy, Iris, George, Alcides.. formam a Diretoria da ACP, que está muito preocupada em promover eventos que ajudem a melhorar a qualidade de vida dos portadores desta insidiosa doença!!!!

23 dezembro, 2005

Sonolência diurna excessiva e adormecimento súbito na Doença de Parkinson

Sonolência é um efeito colateral conhecido dos agonistas da dopamina. Dois novos agonistas de dopamina, pramipexole e ropinirole, têm sido descritos como agentes causadores de períodos de adormecimento súbito em pacientes com Doença de Parkinson (DP), enquanto estão dirigindo. Ainda estão por ser estabelecidas a freqüência destes episódios e se a condução de veículos deve ser restringida.

O objetivo do estudo recentemente realizado pelo Dr. Douglas E. Hobson, da University of Manitoba, em Winnipeg, Canadá, e colegas, foi determinar a freqüência e os fatores de risco para adormecimento súbito e, particularmente, episódios de adormecimento durante a condução de veículos em pacientes com DP.

Trata-se de uma pesquisa prospectiva realizada entre janeiro e abril de 2000 em 18 clínicas dirigidas por membros do Grupo Canadense de Desordens do Movimento. No estudo, 638 pacientes com DP e capacidade funcional preservada, sem demência, foram selecionados, 420 dirigiam na época.

Os episódios de sonolência diurna excessiva e adormecimento súbito foram avaliados pela Epworth Sleepiness Scale e pela Inappropriate Sleep Composite Score. Este último escore, desenhado para o presente estudo, enfocou o adormecimento em circunstâncias não usuais. As duas escalas foram combinadas em três formatos separados: cochilo, adormecimento súbito inesperado e período súbito de inconsciência.

A sonolência diurna excessiva estava presente em 327 (51%) dos 638 pacientes e em 213 (51%) dos 420 motoristas. Os pacientes tomando uma variedade de diferentes agonistas da dopamina não tiveram diferença no Epworth Sleepiness Scale, no escore composto, ou no risco de adormecer enquanto dirigiam. Dezesseis pacientes (3,8%) experimentaram pelo menos um episódio de adormecimento súbito enquanto dirigiam (após o diagnóstico de DP); em três (0,7%) o adormecimento ocorreu sem aviso. Um escore de 7 ou mais pelo Epworth Sleepiness Scale foi capaz de predizer 75% dos episódios de sono ao volante com uma especificidade de 50%, enquanto um escore de 1 no Inappropriate Sleep Composite Score teve uma sensibilidade de 52% e especificidade de 82%.

Os autores concluíram por este estudo que sonolência diurna excessiva é comum mesmo nos pacientes com DP que são independentes e não têm demência. O adormecimento súbito sem aviso é infreqüente. O escore Epworth tem sensibilidade adequada para predizer episódios de adormecimento durante a condução de veículos e sua especificidade pode ser aumentada usando o Inappropriate Sleep Composite Score. Não se sabe se a aplicação rotineira destes testes poderia ser mais efetiva em predizer o risco futuro destes raros ataques de sono. Os pacientes devem ser alertados para não dirigir se cochilarem em circunstâncias não usuais.


JAMA 2002;287:455-463


editado por Carla Corrér

Nenhum comentário: