Dalva, Geni, Omar, Nancy, Iris, George, Alcides.. formam a Diretoria da ACP, que está muito preocupada em promover eventos que ajudem a melhorar a qualidade de vida dos portadores desta insidiosa doença!!!!

01 abril, 2006

Campinas, cidade das andorinhas
1º de Abril, parece mentira, mas......

Pouco se vêem as andorinhas hoje em dia em Campinas. As gerações que perderam o espetáculo das aves, que ocorria todos os anos, do começo do século até a década de 50, ficaram apenas com as homenagens feitas aos pássaros, como as calçadas de mosaico português com desenhos de andorinhas voando....
Segundo o desenhista e pesquisador de pássaros, Tomas Sigrist, Campinas não é mais rota migratória das andorinhas pelo fato de a cidade ter crescido bastante e substituído sua atividade econômica, antes predominantemente agrícola, com campos, áreas rurais, pastos e terra arada. Sigrist diz que as andorinhas fugiam do inverno na América do Norte e rumavam para a América do Sul, passando pelo Brasil e pela cidade, entre os meses de setembro e dezembro. “Em Campinas, por haver muitas plantações na época, as andorinhas paravam para se alimentar. Sua maior fonte de comida são os insetos, devorados em pleno vôo. As aves eram bem-vindas, principalmente pelos agricultores, que atribuem aos insetos boa parte de seus prejuízos na produção”, explica o pesquisador.

Na rota das andorinhas,eu ainda consigo fotografá-las.. em pleno vôo, num espetáculo majestoso....
clique na FOTO


Nenhum comentário: