Dalva, Geni, Omar, Nancy, Iris, George, Alcides.. formam a Diretoria da ACP, que está muito preocupada em promover eventos que ajudem a melhorar a qualidade de vida dos portadores desta insidiosa doença!!!!

24 abril, 2007

Mal de Parkinson ainda sem perspectivas de cura

Uma doença que ainda não tem cura, o mal de Parkinson atinge 3% da população mundial com mais de 65 anos de idade. Num futuro que ainda não se pode definir, a esperança é o transplante de células-tronco. No momento, o que se pode fazer é o controle dos sintomas, visando oferecer melhor qualidade de vida aos pacientes.
O Parkinson, que não é doença hereditária, se caracteriza por tremores, enrijecimento dos músculos, lentidão e pobreza de movimentos e alterações posturais.
Entre as doenças crônico-degenerativas, o Parkinson só não é mais incidente que o Mal de Alzheimer, explica o professor Vitor Tumas, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP. Com origem em células negras situadas na região do cérebro, sua causa é desconhecida. Não há como evitar essa doença e também não é possível saber quem está sujeito a contraí-la.
Afeta geralmente pessoas mais idosas e, em casos raros, quem tem mais de 40 anos. O pouco que se sabe é que um sério fator de risco é a exposição a agrotóxicos e o fator que protege é o consumo de café.
continua

Nenhum comentário: