Dalva, Geni, Omar, Nancy, Iris, George, Alcides.. formam a Diretoria da ACP, que está muito preocupada em promover eventos que ajudem a melhorar a qualidade de vida dos portadores desta insidiosa doença!!!!

26 outubro, 2005

REUNIÃO DO CLUBE PARKINSON CAMPINAS
SÁBADO, 22 DE OUTUBRO DE 2005

Aline Wolf, fonoaudiologa, Unicamp
apresentou a palestra sobre LSVT de forma
clara e didática, com registros do antes e depois,
e os resultados e a felicidade dos envolvidos nos
contagiaram. Obrigada Aline e parabéns pelo seu
trabalho!!!
Posted by Picasa


MÉTODO DE TRATAMENTO DA VOZ NA DP

O método LSVT de tratamento da voz (Lee Silverman Voice Treatment) surgiu em 1993 nos Estados Unidos e está voltado diretamente para a doença de Parkinson. Os portadores de DP apresentam alterações da voz, articulação e deglutição (disfagia) como decorrência da lentidão de movimentos e rigidez que os acometem de forma típica. Além disso, há a considerar aquilo que técnicamente é chamado de "disautonomia", ou seja , o distúrbio do sistema nervoso autônomo. No caso específico da deglutição, chama a atenção o acúmulo de saliva na boca e a ocorrência de "baba". Esses problemas sempre preocuparam os estudiosos da DP e também foram exaustivamente descritos por James Parkinson, quando identificou a doença em 1817. Eles são responsáveis pelos aspectos constrangedores da DP, capazes de minar a auto-estima do portador levando-o a isolar-se socialmente.

O método LSVT apresenta um característica que o tornou revolucionário: sua aplicação é rápida, com cerca de um mês de tratamento, produzindo efeitos que podem ter duração longa (cerca dois anos).

O manual do método LSVT pode ser adquirido na LSVT Foundation. Fone de discagem grátis (toll-free) 888/606-5788 ou escrevendo para PO Box 642, Louisville CO 80027). O
Centro Nacional da Voz e da Fala dos USA (http://www.ncvs.org/pubs/), que ajudou a produzir o método, recomenda-o como altamente eficaz no tratamento dos problemas da vóz em portadores de DP. Há ainda um video, que pode ser adquirido nos USA, para ensinar os exercícios.( Ramig, L., Bonitati, C., and Winholtz, W., (1994) "The Lee Silverman Voice Treatment: A Videotape of Speech and Voice Exercises"; produced by Wintronix, Inc., P.O. Box 514, Blue Springs, MO 64015. Phone: (816) 229-0193 (fonte: http://www.parkinson.org/sp26.htm).Lorraine Olson Ramig, Ph.D., CCC-SLP, LSVT Founder,Professor, University of Colorado - Boulder,Research Associate, Wilbur James Gould Voice Research Center, Denver, Colorado, tem um ensaio sobre o método disponível on-line no site da NPF .

Nenhum comentário: