Dalva, Geni, Omar, Nancy, Iris, George, Alcides.. formam a Diretoria da ACP, que está muito preocupada em promover eventos que ajudem a melhorar a qualidade de vida dos portadores desta insidiosa doença!!!!

13 novembro, 2005

CLÍNICA LUDENS

Rua Dolores Saborido Pereira, 111 – Jardim Chapadão – Campinas SP / F: 3243.0224

Integração Sensorial e FAME (Funcionalidade, Avaliação, Movimento e Estímulo) – Standarte
Katiuscia Gonçalves – Terapeuta Ocupacional responsável pelo projeto


Ludens Posted by Picasa


Integração Sensorial

A Integração Sensorial é uma técnica usada na área de Reabilitação Neurológica e foi desenvolvida pela terapeuta ocupacional americana Jean Ayres. Tem como finalidade proporcionar a estimulação proprioceptiva, tátil e vestibular de forma graduada e controlada de modo que facilite a realização das atividades desenvolvidas pelo indivíduo no seu cotidiano. É uma técnica que foi inicialmente desenvolvida para o tratamento de crianças com distúrbios de aprendizagem, e posteriormente para as afecções neurológicas infantis (ligadas ao desenvolvimento neuropsicomotor). Atualmente, a partir de seu fundamento teórico, terapeutas tem utilizado esta técnica de tratamento com adultos, obtendo-se resultados significativos, com melhora no desempenho das funções motoras, cognitivas e consequentemente nas atividades sociais.
O Sistema Vestibular, compreende as estruturas anatômicas localizadas no ouvido interno, e a sua relevância se dá pelas interconexões que este sistema faz com o Sistema Nervoso Central. Tem uma base complexa para o desenvolvimento das habilidades neurológicas e dentre as suas várias funções, podemos destacar a localização espaço-temporal, o equilíbrio, coordenação visomotora e a propriocepção.

Nenhum comentário: