Dalva, Geni, Omar, Nancy, Iris, George, Alcides.. formam a Diretoria da ACP, que está muito preocupada em promover eventos que ajudem a melhorar a qualidade de vida dos portadores desta insidiosa doença!!!!

13 novembro, 2005


Ludens Posted by Picasa

FAME/STANDARTE

O equipamento denominado Standarte foi criado pela Terapeuta Ocupacional Ivana Lopes Vierira em 1996 “desenvolvido pela necessidade de melhorar, criar e possibilitar o máximo de atividades funcionais integrando o manuseio, posturas adequadas e evidentemente o movimento do paciente utilizando os membros superiores e especialmente as mãos em todos os planos, com alcances variados, possibilitando também o uso de todos os tipos de objetos”*
*Fonte: Apostila FAME I – autoria de Ivana Lopes Vieira
Sendo assim, no trabalho com Portadores de Parkinson, acreditamos que possa ser uma rica ferramenta para o trabalho de coordenação motora com a exploração de atividades que vão desde a preensão de objetos até a tábua gráfica para a melhora da escrita.
É importante salientar que o equipamento Standarte por si só já propicia um controle postural importante, pois suas peças são ajustáveis de acordo com a necessidade e tamanho de cada cliente. Além disso, ele pode ser associado aos equipamentos da Integração Sensorial, oferecendo dessa maneira uma atividade mais complexa e múltipla.


Objetivos do Tratamento:

· Controle Postural através do Sistema Proprioceptivo;
· Propiciar o seguimento visual através dos movimentos de cabeça;
· Organização do sistema visual para a antecipação e organização dos estímulos durante a ação;
· Coordenação Bilateral;
· Reorganização do equilíbrio e postura;
· Informar ao SNC o movimento e suas implicações (localização, direção);
· Melhorar habilidades motoras de preensão;
· Melhorar o controle de cabeça e tronco;
· Reorganizar o eixo gravitacional;
· Aumentar a resposta a partir da aplicação de estímulos sensoriais;
· Possibilitar o planejamento motor;
· Possibilitar o deslocamento/movimento com objetos;
· Melhoria do alongamento e amplitude articular;
· Estimulação Sensorial.


Proposta de trabalho em grupo

A Clínica Ludens tem como proposta oferecer aos Portadores de Parkinson um programa grupal com o desenvolvimento de técnicas que possibilitem o enriquecimento e desenvolvimento de habilidades voltadas para a motricidade, alongamento, fortalecimento muscular e funcionalidade.
As habilidades descritas acima poderão ser trabalhadas em conjunto através das técnicas de Integração Sensorial e FAME (funcionalidade, avaliação, movimento e estímulo), com o auxílio dos equipamentos suspensos e do Standarte.
Para que tal proposta seja viabilizada, o grupo contará com a coordenação de 02 terapeutas especialistas em ambas as técnicas (01 Terapeuta Ocupacional e 01 Fisioterapeuta ou 02 Terapeutas Ocupacionais).


PALESTRA APRESENTADA AO CLUBE PARKINSON CAMPINAS PELA TERAPEUTA OCUPACIONAL KATIUSCIA EM 17/09/2005

OUTRAS INFORMAÇÕES.INCLUSIVE VALORES, CLIQUE A Q U I

Um comentário:

Dalva disse...

Palestra excelente, com informações preciosas para o nosso grupo! À vezes uma avaliação e um acompanhamento melhora muito a nossa qualidade de vida. Conheci a Clinica... adorei e brevemente farei uma avaliação.....
Obrigada Katu.. pelo seu trabalho de qualidade!!